top of page

A história da família mais poderosa da Itália

  • Foto do escritor: Silvano Formentin
    Silvano Formentin
  • 1 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mar. de 2024

Os Médici construíram um verdadeiro império, e são os principais responsáveis pelo triunfo de Florença!


Firenze (Florença) nem sempre foi uma potência na Europa — no ano de 1348, ela foi infelizmente atingida por uma doença muito contagiosa, conhecida como Peste Negra!


A falta de trabalhadores resultou na perda das colheitas, o que acabou gerando fome, e, por consequência, gerou também uma grande crise econômica em Firenze, que permaneceu em decadência até a família Médici assumir o controle no século quinze.


Os Médici foram uma família de banqueiros que comandaram Firenze, reergueram a cidade e foram importantíssimos no movimento renascentista. Eles foram os donos do Banco Médici, principal instituição econômica da história da cidade! E eu vou te contar como eles conquistaram tudo isso! Vem comigo!



A origem dos Médici


A história dessa família poderosa começa com Giovanni di Bicci de Medici, o patriarca, que tinha um cargo muito importante no governo de Firenze. Ele era gonfanoleiro, ou seja, ele comandava as forças armadas da cidade, entre outras atribuições.


Foi ele quem fundou o banco Médici, e deixou para os filhos Cosimo e Lorenzo um verdadeiro império!


Giovanni foi um grande homem de negócios, e o Banco Médici abriu filiais por toda a Europa. Ele morreu em 1428, com 68 anos e uma excelente reputação na cidade, o que contribuiu para o sucesso dos seus descendentes.


Após o falecimento de Giovanni, seu filho Cosimo assumiu os negócios da família. Ele também fez um excelente trabalho, manteve a riqueza que seu pai havia acumulado, mas uma ditadura imposta pela família Albizzi o fez se afastar de Firenze.


Os Albizi e outros membros de classe alta da cidade acusavam Cosimo de querer derrubar o governo e agir contra as oligarquias de Firenze – ou seja, contra as famílias que detinham o poder naquela época. Isso fez Cosimo deixar a cidade em 1433.



O triunfo de Cosimo

Pintura de Cosimo de Medici

Depois de passar um ano exilado em Veneza, Cosimo de Médici retornou à Firenze e foi recebido com muita festa pelo povo, pois ele já era famoso e considerado um benfeitor. Esse retorno triunfal foi o começo do fim do governo republicano na cidade, pois, aos poucos, Cosimo foi usando sua alta quantidade de dinheiro para apadrinhar a classe média!


Além disso, ele se aliou aos poderosos da cidade, e ganhou a confiança de todos, o que acabou dando à família Médici ainda mais poder, até chegarem ao comando de Firenze, em um domínio que durou quase 300 anos.


A Fortuna de Cosimo de Médici era tão grande que ele se tornou simplesmente o homem mais rico de toda a Europa. Inclusive, nessa época Firenze já havia se tornado uma cidade extremamente rica, e além do Banco Médici, haviam também dezenas de outros bancos que emprestavam dinheiro até para reis, imperadores e papas. Isso fez com que Firenze se tornasse mais rica do que a própria Inglaterra.


A influência no movimento renascentista

Pintura O Nascimento de Vênus

Com seu dinheiro, os Médici fizeram de sua família uma instituição que mandou e desmandou na política, na arte e até na religião. A fama e a aprovação do comando da cidade pelos Médici eram tão grandes que ninguém se opôs quando o poder passou para o filho de Cosimo, Piero, e logo depois para o neto, Lorenzo.


Conhecido como O Magnífico, Lorenzo levou o governo dos Médici ao auge em 1469. Muito culto, interessado em leituras de temas como filosofia, poesia e arte em geral, ele também era um diplomata nato e ótimo negociador.


Ele atraiu comerciantes judeus para a cidade e trouxe os melhores artistas da época para Florença, o que fortaleceu ainda mais a economia local. Esse foi um passo essencial para o Renascimento, movimento artístico que marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.


Ali, surgiram nomes como Michelangelo, Donatello, Brunelleschi, Sandro Botticelli, Nicolau Maquiavel, Leonardo da Vinci e diversos outros grandes pintores, escultores e arquitetos famosos.


Firenze foi o centro transmissor de arte e cultura na época do Renascimento, pois muitos artistas italianos foram para outros países da Europa e acabaram espalhando os conhecimentos sobre estilos e técnicas de pintura e escultura desenvolvidos na cidade.


Este fato fez com que o Renascimento não ficasse restrito à Península Itálica, espalhando-se por vários países. Obviamente, isso gerou uma herança cultural impressionante, que ainda pode ser observada atualmente em Firenze. São inúmeros palácios, galerias de arte, museus e edifícios históricos.



A consolidação de uma dinastia

Mesmo tanto anos depois, a história e o nome da família Médici ainda é muito celebrado em Florença. Na cidade, você pode visitar diversos museus e locais que foram influenciados por essas figuras.


Dica: Se você gosta de assistir filmes e séries, e quer descobrir mais sobre a história dessa incrível família, eu sugiro a série Medici: Masters of Florence (disponível na HBO Max e Claro TV)!


Na trama, Cosimo de Médici acaba tendo que assumir o Banco de Médici, pois seu pai e dono do lugar, é assassinado misteriosamente. É uma indicação perfeita para quem gosta de desvendar mistérios e suspense, e é claro, de história! Confira um pequeno trailer abaixo:


Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais afundo a história dos Médici! Como sempre, vou pedir para você deixar um comentário aqui abaixo, me contando o que achou do artigo e dando a sua opinião!


Nos vemos nos próximos posts! Arrivederci!

  • Ícone preto do Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone preto do Instagram

© 2019, Silvano Formentin

bottom of page